Câncer de Próstata

Quase 30% dos novos casos de câncer em homens é pelo câncer de próstata, sendo responsável por 11% das mortes em homens nos Estados Unidos, conforme o National Comprehensive Cancer Network.

A cada 8 homens, 1 terá câncer de próstata.

Quantos casos de câncer de próstata tem causa genética?

Em torno de 10% dos casos de câncer de próstata estão associados a mutações genéticas que predispõem ao câncer. Nesses casos, pessoas ou familiares de pessoas com câncer de próstata podem ter risco aumentado de desenvolver câncer de mama, ovário, pâncreas, cólon, reto ou até melanoma.

Qual o risco de câncer de próstata em pessoas com predisposição genética?

61% das pessoas com mutações genéticas em BRCA2 (variantes patogênicas) desenvolvem câncer de próstata ao longo da vida, e geralmente desenvolvem um câncer com comportamento mais agressivo.

Conhecer um risco hereditário aumentado para câncer permite adotar estratégias personalizadas de prevenção de câncer e de redução de risco para quem é avaliado, com possibilidade de beneficiar familiares.

Todo câncer surge de uma alteração genética que ocorre durante a vida em alguma célula do nosso corpo, mas existem pessoas que já nascem com alterações genéticas que predispõem ao câncer. Estima-se que 10% dos casos de câncer sejam hereditários, conforme a sociedade brasileira de oncologia

O câncer é a segunda causa de morte no mundo, e o número de casos quase dobrou nas últimas duas décadas. Hoje, uma em cada cinco pessoas desenvolverá câncer durante a vida, segundo a organização mundial da saúde