Câncer de Pâncreas

O câncer de pâncreas é a quarta causa mais comum de morte por câncer nos Estados Unidos, com aumento de casos nas últimas décadas, segundo o National Comprehensive Cancer Network.

Apesar dos avanços contínuos da medicina, a mortalidade por câncer de pâncreas tem permanecido inalterada, com quase 80% das pessoas com esse diagnóstico vindo a falecer nos Estados Unidos.

O que aumenta o risco de câncer de pâncreas?

Qual o risco de câncer de pâncreas se tiver algum familiar acometido?

A presença de 1 familiar de primeiro grau acometido aumenta o risco de câncer de pâncreas em 4,5 vezes, enquanto a presença de 2 familiares de primeiro grau acometidos aumenta o risco de câncer de pâncreas em 6,4 vezes.

Quem tem indicação de avaliação genética para câncer de pâncreas?

Quem tem indicação para rastreamento de câncer de pâncreas?

O rastreamento oncológico para câncer de pâncreas é indicado para pessoas com risco aumentado:

Conhecer um risco hereditário aumentado para câncer permite adotar estratégias personalizadas de prevenção de câncer e de redução de risco para quem é avaliado, com possibilidade de beneficiar familiares.

Todo câncer surge de uma alteração genética que ocorre durante a vida em alguma célula do nosso corpo, mas existem pessoas que já nascem com alterações genéticas que predispõem ao câncer. Estima-se que 10% dos casos de câncer sejam hereditários, conforme a sociedade brasileira de oncologia

O câncer é a segunda causa de morte no mundo, e o número de casos quase dobrou nas últimas duas décadas. Hoje, uma em cada cinco pessoas desenvolverá câncer durante a vida, segundo a organização mundial da saúde