Prevenção ao Câncer

Como prevenir o câncer de mama?

Evitar consumo de álcool e cigarro, sedentarismo, obesidade e dieta rica em gorduras. Envelhecimento, início de menstruação com menos de 13 anos, menopausa tardia, histórico familiar de câncer de mama e ser alta e branca são causas que não podem ser modificadas. Recomendado rastreamento para câncer de mama em mulheres a partir de 40 anos de idade, conforme U.S. Preventive Services Task Force.

Como prevenir o câncer de tireoide?

Nódulos na tireoide podem ser malignos em 5 a 10% dos casos. Evitar irradiações na região do pescoço ajudam a evitar o câncer de tireoide, mas envelhecimento, ser do sexo masculino e historico familiar são causas não modificáveis.

Como prevenir o câncer de pâncreas?

Um em cada 3 casos no mundo são causados pelo cigarro, diabetes e obesidade, de acordo com Global Burden of Disease Study, devendo ser evitadas. O envelhecimento e o histórico familiar são causas não modificáveis.

Como prevenir o câncer de cólon (intestino grosso)?

Evitar obesidade, sedentarismo, consumo de carne vermelha e álcool, esteatose hepática (“fígado gorduroso”), diabetes, hipertensão, colesterol elevado. Pessoas com 45 anos de idade ou mais e que não tenham pólipos adenomatosos, doença inflamatória intestinal e histórico de câncer colorretal na família, devem realizar rastreamento para câncer colorretal, conforme U.S. Preventive Services Task Force.

Como prevenir o câncer de pulmão?

Realizar tratamento para abandonar o cigarro deve ser prioridade. Pessoas com 50 anos de idade ou mais e que fumem 1 carteira de cigarro por dia por pelo menos 20 anos (ou pararam de fumar há menos de 15 anos) devem realizar rastreamento para câncer de pulmão, conforme U.S. Preventive Services Task Force.

Conhecer um risco hereditário aumentado para câncer permite adotar estratégias personalizadas de prevenção de câncer e de redução de risco para quem é avaliado, com possibilidade de beneficiar familiares.

Todo câncer surge de uma alteração genética que ocorre durante a vida em alguma célula do nosso corpo, mas existem pessoas que já nascem com alterações genéticas que predispõem ao câncer. Estima-se que 10% dos casos de câncer sejam hereditários, conforme a sociedade brasileira de oncologia

O câncer é a segunda causa de morte no mundo, e o número de casos quase dobrou nas últimas duas décadas. Hoje, uma em cada cinco pessoas desenvolverá câncer durante a vida, segundo a organização mundial da saúde