Câncer de Estômago

O câncer gástrico é o quinto câncer mais diagnosticado no mundo, conforme National Comprehensive Cancer Network.

Quem tem maior risco de ter câncer de estômago?

Os dois principais fatores de risco para câncer gástrico são:

O câncer de estômago pode ser genético?

Até 10% dos casos de câncer gástrico são considerados familiares e até 5% estão associados a uma síndrome de predisposição hereditária ao câncer.

O câncer gástrico difuso hereditário é uma síndrome genética causada por mutações no gene CDH1, que predispõe a câncer gástrico antes dos 40 anos de idade. Até 80% das pessoas com essa alteração desenvolvem câncer gástrico ao longo da vida. Câncer de mama do tipo lobular também pode surgir em consequência dessa mutação ou até já estar presente em casos na família.

Quando avaliar o risco genético para câncer de estômago?

Conhecer um risco hereditário aumentado para câncer permite adotar estratégias personalizadas de prevenção de câncer e de redução de risco para quem é avaliado, com possibilidade de beneficiar familiares.

Todo câncer surge de uma alteração genética que ocorre durante a vida em alguma célula do nosso corpo, mas existem pessoas que já nascem com alterações genéticas que predispõem ao câncer. Estima-se que 10% dos casos de câncer sejam hereditários, conforme a sociedade brasileira de oncologia

O câncer é a segunda causa de morte no mundo, e o número de casos quase dobrou nas últimas duas décadas. Hoje, uma em cada cinco pessoas desenvolverá câncer durante a vida, segundo a organização mundial da saúde